quarta-feira, 4 de março de 2015

BAILARINA - GRAZIELA CALIS


Tenho uma profunda paixão pela natureza e as criaturas sagradas do universo...

Sou amante da mata, da praia, da culinária natural, da medicina holística e alternativa, da fotografia, da música, do Yoga, dos estudos xamânicos, da filosofia tribal e tântrica. 

Tento estar rodeada de pessoas sensíveis, otimistas, gentis, amorosas e generosas, que assim como eu estejam na missão de trazer a luz, a verdade, o bem e o belo ao mundo, resgatando a essência do Sagrado Feminino para a criação, o nutrir, a evolução e a cura do planeta. 

Adoro fazer novos contatos e conhecer novas culturas, valorizo muito os laços familiares que me deram uma base sólida para representar a mulher que hoje, sob minha pele, se encontra, e amo celebrações com velhos e novos amigos. 

Namastê!


BIOGRAFIA E CURRÍCULOBailarina, Coreógrafa e Professora de Danças Orientais e Tribais, Produtora de Eventos, Bacharela em Letras, Web Designer, Profissional de Marketing e Ambientalista.


Com um currículo que compõe mais de 13 anos de vivências e viagens por mais de 20 países em 4 continentes, em sua volta recente ao Brasil, a paulista Graziela Calis apresenta agora os frutos dessas experiências em seu país natal.

Nascida em 15 de novembro de 1974, na cidade de Rio Claro - SP, descendente de índios brasileiros e imigrantes italianos, alemães e espanhóis, mudou-se para a cidade interiorana de Itapeva, no sul do estado, onde cresceu alegremente até os 18 anos, juntamente com seus pais e irmãs mais novas, numa família extremamente amorosa e amante da natureza.

Graziela iniciou sua jornada no mundo das artes muito cedo, aos três anos de idade, quando foi apresentada as áreas do teatro, música e dança pela sua mãe, sendo o ballet clássico sua paixão desde menina, como aluna da bailarina e mestra alemã Angelika Voltz. Durante a adolescência e juventude, ela teve sua iniciação nas Danças Gaúchas pela professora Rosa Chueri, e posteriormente nas Danças de Salão. No ano de 1993, Ingressou na UFV - Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, onde se dedicou a sua primeira formação acadêmica como Bacharela em Letras (Habilitação em Secretáriado Executivo Bilingue - Português e Frances) até a conclusão de seu curso, em 1997. Suas áreas de estudo foram Gestão Estratégica, Secretarial e Empreendedora, Assessoria Executiva, Sociologia, Direito, Psicologia, Marketing, Discurso Empresarial, Comunicação, Linguística, Estatística, Economia, Ciência da Informação, Recursos Humanos, Filosofia, Literatura, Contabilidade, Informática, Arquivística, Latin e Etiqueta.

Durante seus estudos, atuou como Secretaria Executiva da Presidência do CMCN - Centro Mineiro para Conservação da Natureza (hoje CBCN - Centro Brasileiro para Conservacao da Natureza e Desenvolvimento Sustentável), uma das primeiras ONG's ambientalistas do Brasil, e como Secretária Executiva do Diretor Científico da SIF - Sociedade de Investigações Florestais, orientada pelo professor Laércio Couto (Ph.D.).

Com um profundo desejo de conhecer as culturas do mundo e adquirir fluência na língua inglesa, em 1998 seguiu inicialmente para os EUA, onde morou nas cidades de Fayetteville (Carolina do Norte) e Myrtle Beach (Carolina do Sul), e trabalhou em inúmeras atividades temporárias para o aprimoramento do seu inglês, para finalmente fixar residência na cidade de Cork, na Irlanda. Já casada com um irlandês (numa união que durou 6 anos), foi empregada pela Apple Computers International por 4 anos, desenvolvendo trabalhos em diversos setores da empresa, finalmente como Assessora do Diretor da Logística na Europa, Brian Rauschhuber. Paralelamente ao seu trabalho, Graziela decidiu dar continuidade a sua formação acadêmica, concluindo os cursos pela UCC - University College Cork, em Meio Ambiente e Política Social, e Campo Ecologia, pela The Open University da Inglaterra, tendo entre seus mestres os membros da ONU e UNESCO - Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, os Doutores Feargal e Juliet Duff, e com seus trabalhos finais dedicados ao estudo de Comportamento de Primatas, uma de suas grandes paixões.

Desde o ano de 2000, ela praticou a Dança do Ventre estilo ATS - American Tribal Style, como aluna da professora americana Marius Griffin por três anos, para posteriormente se voltar ao estilo Tribal & Fusion, então como professora, numa caminhada que a levou então a aprender e ensinar essa dança mágica e misteriosa por diversos países, como criadora e diretora da "Companhia de Danças Orientais e Tribais Hip Circles Bellydance", fundada na Irlanda no ano de 2004.
Em sua busca apaixonada por esta dança ancestral de culto ao Espírito do Sagrado Feminino, Graziela recebeu os ensinamentos de várias das mais conceituadas bailarinas do mundo, como Tamalyn Dallal, Amel Tafsout, Rachel Brice, Sharon Kihara, Samantha Emanuel, Amar Gamal, Bozenka (coreógrafa da Shakira), Olivia Kissel, Geneva Bybee, Wendy Marlatt, Deirdre MacDonald, Karine Butchart, Sonia Oshoa, Bella Hancock e muitas outras, além de aulas de percussão com os legendários Issam Houshan, Jeremiah Soto, Tim Rayborn e Ruben van Rompaey, recebendo vários desses ícones como convidados especiais em eventos apresentados na Irlanda.

Durante sua carreira, além de ministrar regularmente aulas e workshops de dança, confecção de trajes artesanais (sob grande influência de ensinamentos de sua mãe e avó de linhagem indígena), maquiagem e ritmos de percussão árabe e tribal (derbake e snug), ao longo dos anos Graziela coreografou e produziu inúmeros shows e eventos teatrais de pequeno e grande porte, enquanto foi grandemente influenciada pela Cultura Celta e suas simbologias e rituais de Culto a Natureza e adoração da Grande Deusa, além de seu grande interesse pelo Xamanismo e pelas culturas dos países bálticos. Em suas viagens, muitas delas como instrutora de Dança do Ventre Tribal & Fusion da Royal Caribbean International desde 2009, Graziela buscou e levou conhecimentos em países como os Inglaterra, Itália, França, Espanha, Grécia, Turquia, Egito, Ilhas Canárias, Sérvia, República Tcheca, Portugal, entre outros.

Após sua longa jornada fora do Brasil, em 2010 a bailarina finalizou seus trabalhos na Irlanda com a apresentação de seu último show, ThE pURPLe cABAREt - Teatro Vaudeville de Música e Dança, na maior de suas produções, envolvendo um elenco de mais de 30 artistas internacionais, no teatro The Firkin Crane, em Cork, com participantes hoje fundadores de outros grupos como a trupe Suadela Bellydance e a banda The Art Crimes Band.

Em 2011, iniciou a volta para sua terra natal assumindo posições na área de marketing de hospedagem e turismo ecológico em eco-resorts nas pequenas vilas de pescadores de Flecheiras e Jericoacoara, no Ceará, lecionando aulas de inglês e atuando como web designer, e formando sua primeira trupe da Dança do Ventre estilo Tribal & Fusion em Jeri, onde junto a escola Hip Circles Bellydance, ofereceu aulas regulares e apresentou seu primeiro show na Maloca Arte e Cultura junto as suas alunas e músicos locais.

Entre os anos de 2013 e 2014, Graziela percorreu o país em turnê por diversos eventos produzidos pela produtora Culturavista Produções Brasil, em várias apresentações com o cantor e compositor Miltinho Edilberto, com o show "DO SAARA AO CEARÁ - Um Espetáculo de Som em Movimento", entre elas na TV CulturaSescs e TV Ceará, numa fusão de música e dança traduzindo influências culturais de uma linha imaginária ligando as areias do deserto do Saara as dunas de Jericoacoara, contendo uma eclética combinação de elementos de música, dança e cinema.

Depois de uma breve passagem pela cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, e a criação de um novo projeto, Casa CURA, visando a cura física, mental e espiritual do ser humano e do planeta através da natureza, arte, saúde e cultura, em 2015 Graziela Calis dá continuidade aos seus trabalhos no sudeste, na cidade de Niterói, se disponibilizando a novas parcerias e colaborações de trabalho nas diversas áreas de sua experiência de vida, incluindo o Banho de Lua Cheia: Circulo de Mulheres, Niteroi - RJ e a Fototerapia.

CONTATO

Graziela Calis 
grazielacalis@gmail.com
Cel Claro/WhatsApp: 021 9 7570 6666