sexta-feira, 21 de agosto de 2015

JAMILA SALIMPOUR: A MÃE DO TRIBAL

Jamila Salimpour: The mother of American belly dance

Texto da bailarina Asharah, do seu blog: http://bdpaladin.com/2010/10/12/jamila-salimpour-the-mother-of-american-belly-dance/ postado em 2010 - tradução livre Carine Würch

Em setembro, tive a honra de estudar o formato de Jamila Salimpour na Escola de Dança do Ventre Suhaila Salimpour. Cinco dias de dança até o meu corpo doer, tocando címbalos (snujs) até que meus dedos ficarem azuis, aprendendo a história da dança do ventre até não caber em mais informação... 

Palavras não podem descrever adequadamente o quão incrível e inspiradora esta experiência foi para mim. Todas as manhãs, os nossos fiéis assistentes de ensino, Anna e Dilek, nos levariam através de um vigoroso warm-up, e então, eles e Suhaila, nos levariam através de cada passo e variação do formato Jamila Salimpour, cada padrão dos címbalos, e até mesmo as origens de cada passo, se conhecido. Todas as tardes, depois do almoço, Jamila Salimpour em pessoa, cheia de vida e vigor, mesmo com 84 anos, viria contar histórias. Ela nos deliciaria com histórias de sua infância: como ela saiu de casa aos 16 anos para se juntar ao Ringling Brothers Circus, seus três casamentos e divórcios, suas experiências nas boates, e como ela criou o seu formato em primeiro lugar. Em seguida, nos levantaríamos e ela daria o comando dos movimentos e padrões de címbalos e nós dançaríamos um pouco mais.

Eu pensei que um workshop como este estaria totalmente lotado. Mas não estava. Apenas 10 pessoas se inscreveram. Alguma da falta pode ser atribuída à época do ano. Mas eu ainda me pergunto: Por que não haviam mais pessoas neste workshop? Por que alguém iria deixar passar a oportunidade de estudar as raízes dança do ventre americana, com a mãe de tudo, Jamila Salimpour, a mulher que criou a idéia de "estilo tribal", que cunhou o termo "Queda Turca", "Maya "e" Básico Egípcio "? Também me faz pensar: Quantas pessoas sabem o quão importante o formato de Jamila é a dança do ventre, particularmente, para qualquer bailarina(o) que identifica a si mesmo como estilo "tribal"?

Enquanto aprendíamos cada passo, eu relacionava o início do American Tribal Style (ATS). (Masha Archer, uma estudante de Jamila, ensinou Carolena Nericcio, que criou o que hoje conhecemos como a improvisação do estilo tribal de dança do ventre americano - ATS.) O "básico egípcio" em ATS é realmente "Pivot-Shift-Step" de Jamila Salimpour. O "Pivot Bump" no ATS está diretamente relacionada à "Pivot anti-horário" de Jamila. A "família de passos árabes" no formato Jamila Salimpour tem uma relação direta com variações Árabe da ATS. O "Árabe 1" e "Árabe 2" no formato de Jamila tornaram-se eventualmente passo árabe básico ATS. O "Árabe 3" se tornou no ATS "Torção quadril". "Árabe 4"  tornou "Shimmy Turco". As conexões são tão óbvias, uma vez que você mergulha no formato de Jamila.

Estudando o formato Jamila Salimpour no estúdio de Suhaila com  a própria Jamila Salimpour presente é uma oportunidade única. Se você tem a oportunidade, não importa o estilo de dança do ventre que você estude ou pratica, você absolutamente deve ir. Parcele. Coloque no cartão de crédito, se necessário. Jamila Salimpour já está com de 84 (e agora já com 87) e, mesmo que gostaríamos que ela ficasse, eventualmente ela vai partir. Ela é uma força da natureza, uma pioneira, uma mulher poderosa e mágica, que tem experiência e conhecimento sobre a dança do ventre que a maioria de nós apenas sonhar em ter.

Para abrir o apetite, dou-lhe dois artigos de Jamila Salimpour sobre suas experiências como uma dançarina do ventre, a criação de seu formato e as origens do verdadeiro "tribal" da Companhia Bal Anat. 



Faça um enorme favor a si mesma. Leia esses artigos. Saiba mais sobre Jamila Salimpour e como ela mudou a história da dança do ventre contemporânea. Conheça as suas raízes. E saiba que tribal não começa com American Tribal Style e FatChanceBellyDance, que começa na sua forma mais coesa com Jamila Salimpour e Bal Anat.

Fotos de Suhaila Salimpour criança, Aida al Adawi, Mish Mish, Galya, Katrina Burda em apresentações do grupo. Jamila dando aulas.
http://www.suhailainternational.com/salimpour-legacy/bal-anat-original/photo-gallery