quinta-feira, 12 de maio de 2016

Pilares do Sul - Carla Lampert

Pesquisa sobre o Tribal no RS | Conte sua trajetória dentro do Tribal.
Trajetória - Inspirações - Cursos - Cenário - Linha de Trabalho - Definição
Respostas enviadas durante o ano de 2015.


Currículo de dança - Carla Lampert
Sua atuação como bailarina e professora de Dança do Ventre iniciou-se em meados de 1997, ministrando aulas particulares para iniciantes em Canoas, Porto Alegre e região metropolitana. Em seguida, começou a dar aulas no Ísis Center e em várias academias de Canoas. Em Porto Alegre ministrou aulas regulares no Centro Cultural El Patio (de Vanessa Longoni) em 1999 e deu seu 1º Workshop de Dança do Ventre na École des Danses, em fevereiro de 2000. Em Esteio, ministrou aulas regulares na Casa de Cultura Lufredina Gaya, de 1998 a 2003. Em dezembro de 2000, realizou a sua 1ª apresentação, intitulada "A Dança Mágica do Ventre" com as alunas do 1º curso básico de Dança do Ventre na Casa de Cultura Lufredina Gaya em Esteio, desenvolvido de 1998 a novembro de 2000.
Representou a Dança do Ventre no espetáculo "Alladim" com Alegro Ballet no Teatro Pascoal Carlos Magno em Novo Hamburgo nos anos de 1998 e 1999. Em Esteio, foi agraciada com o título de "Amigo da Cultura" na Noite da Cultura da Casa de Cultura Lufredina Gaya, em dezembro de 2000. Em 2003 participou do evento Porto Alegre em Dança, ficando entre as principais premiações na categoria Solo Femininas Adultas - Folclore de imigração.
Em 2001 criou a Cia de Dança do Ventre Nefertitis e a partir de 2004 mudou a sede de suas aulas para Canoas, onde reside. Realizou a Direção Artística e Montagem Coreográfica dos espetáculos da Cia de Dança de 2001 a 2005 com os seguintes eventos e apresentações:

2001 - Noite Árabe no Piano Bar da Casa de Cultura Lufredina Gaya em Esteio.
2001 – A Dança das Deusas: uma viagem pelos mitos femininos através da Dança do Ventre – Auditório da Casa de Cultura de Esteio/RS - Apoio: FUMPROARTE Esteio
2002 – Noite Árabe da Casa de Cultura Lufredina Gaya em Esteio – setembro de 2002
2002- Beduínas: as estrelas do deserto – Auditório da Casa de Cultura de Esteio/RS – Apoio FUMPROARTE Esteio
2003 - II Noite Árabe na Casa de Cultura de Esteio
2003 – Espetáculo Harem – Casa de Cultura de Esteio/RS
2004 – Noite Árabe – setembro/2004 – Canoas/RS
2004 – Maktub: Estava Escrito – Teatro Uni LaSalle – Canoas/RS
2005 – Noite Árabe – setembro/2005 – Las Piedras - Canoas/RS
2005 - Espetáculo de Encerramento da Cia Nefertitis e participação especial da bailarina Daiane Ribeiro apresentando a Dança Tribal - Palco ao ar livre no Bar Café com Cultura em Esteio.
Realizou os eventos "Descobrindo a sua Deusa Interior" em 2006, em Canoas e "As Faces da Deusa" em São Francisco de Paula, em 2009. Escreveu diversos textos sobre a dança do ventre e o feminino ancestral, realizando palestras e eventos em parceria com o Jornal Absoluta, de Porto Alegre, tendo como editor Ricardo Martins. Atualmente estuda e pesquisa a Dança Tribal, estilo de dança oriundo da fusão de dança do ventre com outros estilos, técnicas e etnias.
Em 2013 atuou como bailarina e produtora no espetáculo “Al-Málgama 13 Anos”, apresentado em Porto Alegre no Teatro Renascença em “ Quartas na Dança”, projeto cultural da Secretaria de Cultura de Porto Alegre e uma temporada no Teatro de Câmara Túlio Piva, também por edital da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre,(sob direção de Bruna Gomes, que conquistou como Diretora do espetáculo o Prêmio Açorianos em Dança do Ventre – 2013).  Ainda como produtora, realizou em Porto Alegre o workshop de Dança Tribal Fusion com a bailarina de projeção internacional Joline Andrade (BA) juntamente com a realização do espetáculo Al-Málgama, em 10 de novembro de 2013. É Produtora Cultural, bacharel em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela UFRGS.
Em 2014 tem seu projeto "Retratos do Feminino: A Dança do Ventre como valorização e integração da mulher" selecionado pelo programa de Microcrédito cultural da Prefeitura de Canoas, tratando-se de um projeto cultural/social para a comunidade canoense.
Principais contribuições para o seu aprendizado em dança:
Workshop de Ritmos Árabes - Profª Samira Samia(SP) - Porto Alegre/RS -1996. Aulas de nível básico em Dança do Ventre - Profª Cíntia - Clube Cultural Canoense - Canoas/RS – 1996.
Noções de Dança Indiana, mudrás e posturas básicas de Baratha Natyam (Dança Clássica Indiana) - Profª Krishna Sharana Devi Dasi - Esteio/RS - 1999.
Workshop de Danças Afro - Peruanas. Esteio/RS - 1999.
Workshop Dança Oriental - Profª Lulu Sabongi (SP). Porto Alegre/RS -1999.
Workshop de Teatro “O Ator e a Cena”- com Maria Lúcia Raymundo, atriz e profª de teatro UFRGS. Porto Alegre/RS – 2000.
Curso de Improvisação e Coreografia em Dança Moderna - Profª Magda Loitzenbauer. Porto Alegre/RS -2000.
Aulas de Jazz - Profª Suzette Otto - Porto Alegre/RS - 1999.
Workshop de Danças Orientais Clássicas, Modernas e Folclóricas do Egito, Khalige Moderno, Dança Sudanesa e Percussão – Profª Camélia (bailarina no Oriente Médio) - Porto Alegre/RS - 2000.
Workshop Ritmos e Derback - Mahmoud El Masri (Percussionista egípcio) – Porto Alegre/RS - 2001.
Workshop Danças Orientais - Profª Alessandra Forte – Porto Alegre/RS - 2002.
Workshop Percussão - Profº Derbackista Paulo Marcelino – Esteio/RS - 2003.
Workshops de Ritmos, Expressão Dramática e Gestual Baladi com bailarina Randa Kamel (Egito) e Mohamed El Rosni (percussionista egípcio) - SP/2005.
Workshops de Técnicas de Quadril, Sequências Baladi e Folclore na Dança Oriental com bailarina Randa Kamel (Egito) e Mohamed El Rosni (percussionista egípcio) - SP/2005.
Workshop com bailarina Nour (Egito) - 9ª Feira Harem de Danças Árabes - Sociedade Libanesa - Porto Alegre/RS- 2009.
Workshop Dança Oriental Clássica e Ritmos - Profª Daiane Ribeiro e percussionista Fabiano Tuerlinckx – Porto Alegre/RS - 2009.
Aulas de Dança Tribal - Profª Bruna Gomes e Profª Daiane Ribeiro na Escola Al-Malgama – Porto Alegre/RS. 2009 e 2011.
Workshop Dança Oriental: estrutura de show, repertório musical e cultura oriental - Profª e bailarina internacional Karina Iman – Porto Alegre/RS – 2011.
Aulas de Dança Tribal: Escola Al-Malgama – Profª Bruna Gomes. Porto Alegre/RS - 2013.
Workshop Tribal Fusion com Joline Andrade (BA): Porto Alegre/RS -2013.
Workshop de Dança Clássica Indiana – estilo Bharata Natyam – professora Cristina Brauwers – “Krishna Sharana Devi Dasi” – julho de 2014 – Porto Alegre/RS – 2014.


http://www.funarte.gov.br/codanca/form1.php?cod2=2561

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Pilares do Sul - Daiane Ribeiro

Pesquisa sobre o Tribal no RS | Conte sua trajetória dentro do Tribal.
Trajetória - Inspirações - Cursos - Cenário - Linha de Trabalho - Definição
Respostas enviadas durante o ano de 2015.



terça-feira, 10 de maio de 2016

Pilares do Sul - Karina Iman

Estudou com grandes nomes do cenário da Dança Oriental nacional e internacional como: Alessandra Forte (Porto Alegre), Lulu Sabongi (SP), Soraia Zayed (SP), Delilah (EUA), Tamalim Dalall (EUA), Ahmed Luléci (Turquia), Sahra Saeeda (EUA), Hadya (Canadá), Sayda (Argentina), Mahmoud Reda (Egito), Yousry Sharif (Egito), Raquia Rassam (Egito), Randa Kamel (Egito), Aziza (Canadá) e Amir Taleb

Shows e participações especiais:Shows com o cantor Tony Mouzayek e banda Orient; participação como convidada especial nas Noites do Harém da Casa de Chá Khan el Khalili (SP);Em 2005 participou da Noite da Conquista no Festival Internacional da Escola Luxor (SP), onde recebeu o certificado de aprovação dos mestres egípcios Raquia Hassam e Yousry Sharif; conquistou por dois anos consecutivos (2006 e 2007) no Porto Alegre em Dança os primeiros lugares como bailarina solo na categoria folclore de imigração, e de grupo com as coreografias Tribal e Raízes, tendo tido com estes trabalhos também premiação destaque. Em setembro de 2009 iniciou sua carreira internacional, onde atualmente trabalha com shows nos paises árabes. 

ESPETÁCULOS

Ao longo de sua carreira realizou dois espetáculos onde atuou como preparadora de elenco, coreógrafa e diretora, sendo estes “Celebrar” e “Caminos Ahlam”. Em parceria com o músico Daniel Namkhay fez parte do show “A Tribo da Paz” e no início de 2008 teve importante participação no espetáculo “Dança do Verde” como bailarina e preparodora de elenco.

Celebrar - a Dança do Ventre celebrando a vida (2003)

Este foi seu primeiro espetáculo com caráter profissional, idealizado e produzido juntamente com a bailarina e educadora corporal Nuria Layali. O elenco formado por seu grupo de alunas contou com a participação especial da bailarina Aline Karpinski e dos músicos Daniel Namkhay, Paulo Marcelino e Gel Bento.Apresentado no Teatro Bruno Kieffer da Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre, Celebrar foi um sucesso de público e um espetáculo que ficou na memória e no coração de todos que participaram e puderam assistir a esta que foi uma nova proposta no cenário da Dança Oriental gaúcha.

Caminos Ahlam (2004)

Em 2004 em parceria com a bailarina de flamenco Raquel Cisne realizou o espetáculo “Caminos Ahlam”. Utilizando a linguagem de dança-teatro, esta proposta inovadora fez a união da Dança Oriental a Dança Flamenca, mostrando as influências da cultura árabe na cultura gitana mostrou um belo mosaico de movimentos e expressões destas fortes culturas.
O elenco contou com a participação de bailarinos das escolas de dança Karina Iman, Andrea del Puerto e Cadica Borgheti. Apresentado no Teatro Bruno Kieffer da Casa de Cultura Mário Quintana.

A Tribo da Paz - concerto musical com Daniel Namkhay

Espetáculo do músico multinstrumentista Daniel Namkhay, a “Tribo da Paz” contou com a participação de Karina de 2002 à 2006 como bailarina e percussionista.
Com uma proposta bem intimista em um ambiente à luz de velas, aroma de incensos e uma diversidade de instrumentos nativos de diferentes etnias como flautas, tambores, kalimbas, sinos, sementes, paus-de-chuva e apitos com sons de pássaros, este espetáculo é um convite ao público para uma vivência através de sons ancestrais e uma reconexão com a natureza.
Este espetáculo viajou por vários estados brasileiros e foi apresentado em eventos importantes como: Encontro Sul Americano da Rede Paz (Foz do Iguaçu - 2005); V Ibero Americano de Educação Ambiental (Joivile -2006); Movimento pela Vida (Tocantins -2006); conferências da Unipaz e Rede Paz.

Dança do Verde - 2008

Este espetáculo foi produzido por suas alunas Alessandra Stein e Pricila Marasquim. Também com uma proposta diferenciada, este trabalho trouxe como tema a questão ambiental e a importância da preservação dos recursos naturais. Com uma linguagem instrutiva e educativa mostrou como podemos atuar de maneira menos danosa e mais transformadora com nosso meio ambiente. Em um processo de co-criação Karina atuou como preparadora de elenco e bailarina ao lado de Daiane Ribeiro, Bruna Gomes, Fernanda Araújo, Mahaila Adma e maravilhoso elenco, que contou ainda com a especial presença da bailarina mineira Carla Silveira. Em parceria com o instituto Gaia de Porto Alegre, teve apresentações no teatro da AMRIGS e no teatro Bruno Kieffer, homenagendo o grande ecologista gaúcho Lutzemberger.


http://karinaiman.blogspot.de/2009/11/carreira.html

domingo, 8 de maio de 2016

Pilares do Sul - Vídeos - Grupo Daiane Ribeiro (2008)

Dança do Verde - Dançando Pela Vida.
Grupo Tribal de alunas de Daiane Ribeiro.
Bailarinas: Letícia, Melina, Daiane e Andressa.
Coreografia: Daiane Ribeiro.
Música "Rebirth", Solace
Teatro Bruno Kiefer, Porto Alegre. Maio 2008.

sábado, 7 de maio de 2016

Pilares do Sul - Vídeos - Grupo Iman (2017)

Publicado em 14 de fev de 2015
Grupo Karina Iman
Porto Alegre em Dança Outubro de 2007.
Premiação: 1º Lugar Folclore de Projeção
Bailarinas: Karina Iman, Bruna Gomes, Áurea Becker Iurtchenko, Fernanda Razi, Luana Paré e Patricia Beresford.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

MÚSICA

Pilares do Sul - Vídeos - Dança Indiana Moderna (2009)

Enviado em 2 de abr de 2009
A coreografia é de Mahaila Diluzz. Dançam com ela: Aline Mesquita e Raquel Santos, componentes do grupo Trupe do Sul de Porto Alegre/RS. Nome da música: Chayiia Chayiia (não sei quem é o autor).

DRILLS - Vídeos de Aulas da bailarina Nesrine




Aulas Nesrine - Vídeos para complementar as minhas aulas regulares! 


Olá, Meninas!! Esses são vídeos para complementar nossas aulas! Vale lembrar que as explicações foram dadas em sala de aula! Caso tenham alguma dúvida, façam anotações que eu explico tudo no nosso próximo encontro!
Beijo grande!
Nesrine
Contato: nesrine@nesrine.com.br
nesrine.com.br



quinta-feira, 5 de maio de 2016

Pilares do Sul - Vídeos - Grupo Masala (2009)

Publicado em 20 de nov de 2013

Show Karina Iman - Grupo Masala Tribal Bellydance
Bailarinas: Daiane Ribeiro, Zahira Razi, Bruna Gomes.
Coreografia Serpente Grávida.
Música: Ou Est Ma Petite Danseuse? By Gypsy Caravan
Porto Alegre, Brasil, 5 de maio de 2009.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Pilares do Sul - Vídeos - Mahaila Diluzz (2008)

Enviado em 27 de set de 2008
Criada por Mahaila Diluzz/RS (bailarina, coreógrafa e professora de D.Ventre e Estilo Tribal), a coreografia mescla movimentos de D. Indiana, Flamenco, D.Ventre, D.Contemporânea e Tango.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Pilares do Sul - Vídeos - Trupe do Sul (2007)


Enviado em 26 de abr de 2007
Trupe do Sul - Grupo de World Dance - Estilo Tribal, de Porto Alegre/RS. Coreografia de Mahaila Diluzz, apresentando a fusão das danças: do ventre, havaiana, indiana e flamenco.

domingo, 1 de maio de 2016